Último corte da censura na didascália que descreve a personagem Sereia: «soutien para os grandes seios». Simultaneamente, é feita uma advertência lateral – «Atenção» –, sugerindo um controlo posterior no ensaio assistido pela censura.
Perante este corte, salta a interrogação: mas afinal, como se apresentou a Sereia no espectáculo?
Em conversa com Vítor Silva Tavares, responsável pelos figurinos e cenografia (que pode ser lida na íntegra aqui no separador lateral), ficamos a saber mais sobre as indumentárias desta personagem:
Com grandes seios! Lembro-me de lhe ter posto dois seios enormes, duas bolas. Com o Almada nunca poderiam ser os seios naturais. Era uma coisa enorme, porque para o Almada tinha de ser tudo enorme. Lá nisso era tipo o Fellini.
E a Sereia, que já era um pouco gorda, ficava com um recorte visual enorme. Mas tudo isto ia muito ao encontro da visão do Mestre.
© Torre do Tombo, série Processos de Censura a Peças de Teatro, subfundo da Direcção-Geral dos Serviços de Espectáculos, do Secretariado Nacional de Informação.