Está em curso o projeto ALMADA:O DESVENDAR DA ARTE DA PINTURA MURAL DE ALMADA NEGREIROS (1938-1956), que pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado da pintura mural de Almada Negreiros. Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, na Igreja de Nossa Srª do Rosário de Fátima, no Edifício DN, nas estações Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e no Liceu EB Patrício Prazeres.
Pretende-se identificar e caracterizar as técnicas pictóricas utilizadas por Almada, os constituintes dos suportes e das camadas cromáticas, bem como as suas implicações nos processos de deterioração para a conservação futura dos murais.
Com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este projeto transdisciplinar, coordenado pela investigadora Milene Gil, é uma colaboração conjunta entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH / UNL) e a Administração do Porto de Lisboa (APL). Os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros.
Para mais informações: https://almadanegreiros.uevora.pt
Unveiling the art of Almada Negreiros' mural painting
The project "ALMADA: Unveiling the Art of Almada Negreiros' Mural Painting" (1938-1956) is currently underway and aims to study, for the first time, the mural painting legacy of Almada Negreiros using imaging and analytical techniques. The project focuses on five major mural commissions in Lisbon between 1938 and 1956: the church of Nossa Senhora do Rosário de Fátima, the DN building, the Alcântara and Rocha do Conde de Óbidos maritime stations and the EB Patrício Prazeres School.
The project aims to identify and characterize the painting techniques used by Almada, the materials of the supports, and the chromatic layers, as well as their impact on the deterioration processes, in order to ensure the future conservation of these murals.
Supported by the Foundation for Science and Technology, this transdisciplinary project, coordinated by researcher Milene Gil, is a collaboration between the HERCULES Laboratory of the University of Évora, the Directorate General for Cultural Heritage (DGPC-IJF and DEPOF), the Art History Institute of the Faculty of Social and Human Sciences of the Nova University of Lisbon (IHA-FCSH/UNL) and the Lisbon Port Authority (APL). The results obtained over the course of three years will be an important step in the understanding, appreciation, and conservation of the mural art of Almada Negreiros.
For further information: https://almadanegreiros.uevora.pt