poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

previous arrow
next arrow

 

Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Virtual expos
date_time
2023-05-23 10:18:54
Almada na Batalha
id
D. Filipa e D. João I como doadores do retábulo (título atribuído)
D. Filipa e D. João I como doadores do retábulo (título atribuído)

Das quinze obras que Almada inclui na sua reconstituição Almada inclui duas pinturas que durante muitos anos não soube precisar o que representariam, fundamentando a sua presença no todo retabular exclusivamente por razões geométricas.

É só na década de sessenta que identifica essas duas pinturas como sendo representações de D. João I e D. Filipa de Lencastre, como doadores do projeto retabular.

A base para essa teoria está no facto de existir no MNAA uma pintura que retrata o monarca e de,em 1962, Almada ter deparado com uma representação de D. Filipa que, segundo ele, complementaria a do esposo. Associar estes dois regentes ao retábulo vem reforçar a sua ideia de que o mesmo teria sido projetado para a Capela do Fundador já que D. João I e D. Filipa de Lencastre estão aí sepultados. 

Sobre o retrato de D. João I, de autor desconhecido, pouco se sabe. Estima-se que seja contemporâneo da maioria das outras pinturas e foi incorporado na coleção do MNAA em 1952, depois de Joaquim de Vasconcelos o ter visto em 1877 na Galeria de Pintura do Museu Histórico de Viena de Áustria. Seria, no entender de Almada, um fragmento de uma pintura maior em que D. João estaria retratado de joelhos, em devoção. 

Sobre a imagem de D. Filipa que serve de referência para o que seria a pintura complementar à de D. João I, Almada encontra-a numa gravura patente na genealogia iluminada de António de Holanda e Simão Bening, em 1962.

Estes dois exemplares, que integram reproduções fotográficas e desenho, constituem a proposta de Almada para o que poderiam ter sido as pinturas originais.

 

D. Filipa de Lencastre à esquerda (ANSA-A-1040)

c. 1962

Grafite e reprodução fotográfica sobre cartolina (52 x 18 cm)

D. João I à esquerda (ANSA-A-1040)

c. 1962

Grafite, aguada e reprodução fotográfica sobre cartolina (50 x 16 cm)

Colecção particular | Fotografia ©António coelho 

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

Como citar:  Sempre que os materiais do sítio Modern!smo forem utilizados, deve ser indicada a fonte. Devido à complexidade do website é necessário verificar no separador "normas de citação".


Modernismo is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://modernismo.pt/index.ph/home/contactos.

 

 

 

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/00657/2020 e UIDP/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/00657/2020.